A cada dia, o mundo parece se tornar cada vez mais enigmático, tornando imperativo abraçar a complexidade para lidar com questões sociais. É aí que entra a ciência do design e, na última década, tenho trilhado esse caminho com uma abordagem centrada no cliente para desenvolver continuamente projetos inovadores.
Minha busca resultou em um conhecimento profundo do processo criativo, e meu mestrado pela Universidade de São Paulo – uma das principais instituições do mundo em Design e Arquitetura – me permitiu criar um método ágil que se baseia em narrativas, IA e protótipos para criar produtos revolucionários. Esse método, chamado Jornada da Invenção, foi desenvolvido ao longo de um período de três anos de pesquisa e visa acelerar a inovação com base nos trabalhos de Tim Brown, John Maeda e David Kelley.
Com essa combinação de expertise, pude subir ao palco do TEDx como palestrante e ministrar inúmeros cursos e centenas de palestras em eventos ao redor do mundo. Além disso, proporcionei experiências excepcionais que impulsionam consistentemente o engajamento entre indivíduos e empresas.
Minha abordagem me levou a diversos prêmios internacionais, incluindo Cannes Lions, One Show, D&AD, Webby Awards e El Ojo. Meu trabalho também foi destaque na Fast Company, TechCrunch e Forbes, e até mesmo ganhou um lugar na exposição permanente do Museu de Chicago e na Bienal de Arte de Buenos Aires.
Como executivo criativo, agora estou combinando essa metodologia com a estratégia de negócios em experimentos do Metaverso, o que me permite prototipar e ampliar as melhores práticas à medida que exploramos uma nova era digital baseada em 5G e GPUs de alto desempenho.
Por outro lado, meu trabalho com a indústria do entretenimento, tanto com artistas emergentes quanto consolidados, tem se concentrado em estratégia, conceito e produção, aumentando sua visibilidade por meio de novas mídias digitais.
Como especialista em conteúdo de marca, orientei artistas e escritórios, traduzindo sua visão em uma estratégia sólida que cria novos fluxos de receita e aprimora os existentes, com base em decisões baseadas em dados e um processo constante de testes e aprendizado.
O futuro da inovação pode ser desconhecido, mas meu propósito é vivenciar as possibilidades que ainda não existem.
Wired to Wear - Museu de Ciência e Indústria - Chicago, 2019
Hacktown - Invention Journey, Santa Rita do Sapucaí, 2019
Gramado Summit - Invention Journey, Gramado, 2019
Proxxima - Como a Cultura Maker transformou o marketing, São Paulo, 2019
Fórum eventos - Invention Journey, São Paulo, 2019
SXSW - Invention Journey, Austin, 2019
PixelShow - Makers, São Paulo, 2018
PixelShow - Só se for pra causar, São Paulo, 2018
CCSP Festival - Metodologias criativas, 2018
YouPix - Makers & Creators, São Paulo, 2018
Anhembi Morumbi - Invention Journey, Campinas, 2018
Senac - Invention Journey, Campinas, 2018
Wear it Smart - Montreal, 2018
Miami AdSchool - Prototype is Cool edition event, 2018
11º Campus Party - Panel, São Paulo, 2018
Pixel Show - Panel, São Paulo, 2017
Creative Congress, 2017 - Anhembi-Morumbi
Rethink Business Conference, 2017 - Tohmie Ohtake
Creative Congress, 2016 - SENAC
II Communication Congress, 2016 - ESPM
Rethink Business Conference, 2015
23º Broadcast&Cable Congress, 2014
Startup Mentoring Sebrae, 2014
III Fórum Transmídia, 2014 - FAPCOM
Simpósy of Tecnology, 2014 - São Judas Tadeu
7ª Audiovisual Congress, 2013 - Cásper Líbero
II Transmídia Congress, 2012 - ESPM University
Semancol - Language and Communication, 2010 - Unifev
Communication Week, 2007 - Anhembi-Morumbi
D&AD: Lápis Amarelo - Digital Design; Lápis Madeira - Innovative Use of Beta Technology; Lápis Madeira - Impact - Health & Wellness
Cannes Lions: Prata - Brand Experience & Activation; Prata - Mobile; Bronze - PR; Bronze - PR; Bronze - Brand Experience; Bronze - Sustainable; Bronze - Direct
One Show: Prata - UX/UI; Prata - Intelectual Property; 2 Bronze
Clio: Prata - Health; Bronze - Direct
One Show: Prata - Mobile, Physical Product & Mobile Integration
Wave Festival: Gran Prix - Brand Experience & Activation; 2 Ouro; Prata; Bronze - Direct, Bronze - Mobile
Effie: Ouro - Positive impact; Bronze - Brand Experience
El Ojo: Prata - Direct
Webby Awards: Winner Apps - Mobile and Voice-Experimental & Innovation; 2nd people's voice - Corporate Social Responsibility Campaigns
Fast Company's Innovation by Design
"Prototype is cool", 2016 - curso de protótipos - Mackenzie
"Robôs com lixo", 2016 - Fábrica de Cultura, Governo de São Paulo
"Robôs com lixo", 2015 - Fábrica de Cultura, Governo de São Paulo
"Desastre de Mariana", 2015 - Make-a-thon
Curso de protótipos, 2015 - Make-a-thon
Festival CCSP, 2015 - Make-a-thon
Professor voluntário de filme, edição e pós produção - Gol de Letra Foundation, 2003